Listinha de Natal

cartinha-papainoel-web

Amigos do Cozinha Literária, tudo bem com vocês? Saudade de todo mundo. Nunca mais escrevi aqui, principalmente porque não tenho colocado meu pezinho na cozinha há séculos, mas como o dia 25 de Dezembro daqui a pouco está aí, resolvi fazer um post sobre livros bacanas para a árvore de Natal com as minhas leituras prediletas desse ano e umas dicas de quem eu acho que gostaria de receber.

  1. J. R. R. Tolkien, uma biografia, do Humphrey Carpenter – esse livro é maravilhoso e conta como Tolkien escreveu o maior clássico da fantasia moderna. É muito interessante ver como ele usou os elementos da sua vida na construção do universo do “Senhor dos anéis”. Imperdível para quem ama Frodo e cia e ideal para presentear tios e irmãos que tem uma pegada nerd.
  2. A mão esquerda da escuridão, da Ursula K. LeGuin – já tem alguns meses que terminei, mas vira e mexe ainda fico pensando nesse livro. É uma ficção científica brilhante e muito pertinente nos dias atuais, um livro que aborda a questão do gênero de forma inusitada e acho que pode começar papos muito bacanas. Bom para dar para irmãos, primos e amigos. Pessoal LGBT deve moooito ler esse 😉
  3. A máquina de fazer espanhóis, do Valter Hugo Mãe – que livro! Uma obra-prima, esse livro é um tapa na cara para demonstrar que a vida sempre pode nos surpreender, mesmo quando achamos que já passamos da fase das surpresas. Um livro cheio de nuances, poucas desculpas e muita literatura. Presenteie todo mundo com ele (rsrs), mas lembre que a escrita de Mãe exige um pouco de paciência por causa de sua postura em relação às normas gramaticais.
  4. Circe, da Madeline Miller – Amei muito esse livro. Li em inglês, porque ainda não lançou em português, mas assim que lançar vou reler porque é maravilhoso. Para presentear as mulheres da família que vão lembrar das “Brumas de Avalon” e parar de ver novela para ler a Circe como se nada mais existisse.
  5. Pequenos incêndios por toda parte, da Celeste Ng – um livro fácil de ler e muito interessante, esse segundo romance de Ng, é ótimo para dar para aqueles amigos que acabaram de ter filhos e estão as voltas com a mater/paternidade.
  6. Olive Kitteridge, da Elizabeth Strout – esse livro de contos é uma jóia. Strout é mestra em criar contos extraordinários de situações completamente ordinárias. Pode dar para seus pais e seus tios sem medo nenhum.
  7. Southernmost, do Silas House – esse livro recebi na caixinha da TAG livros em Setembro, já traduzido para o português e lindamente editado. Você vai ler de uma sentada só! Para presentear pessoas sensíveis e que gostam de música (a TAG criou até uma playlist para ouvir com a leitura).
  8. A Sociedade dos sonhadores involuntários, do José Eduardo Agualusa – um livro corajoso e cheio de poesia. Não conhecia Agualusa, mas meu irmão me recomendou e fiquei encantada com esse autor que usa o realismo mágico para falar de tópicos tão espinhosos. A capa não é lá essas coisas, mas o livro é muito bom mesmo. Para dar para quem gosta de pensar e precisa de uma dose de otimismo frente às dificuldades que nos aguardam.
  9. Sourdough, do Robin Sloan – uma esquisitice loucona para você dar para aquele seu familiar mais doidão. Esse livro e o outro do mesmo autor, “A livraria 24 horas do Sr. Penumbra” são entretenimento garantido para quem se amarra numa loucurinha.
  10. Kindred, da Octavia Butler – quer uma pedrada no estômago? Não parece um bom presente de Natal, mas juro que é. Esse livro que usa viagem no tempo para fazer a gente pensar sobre o racismo que permeia a sociedade por um novo enfoque.
  11. O ódio que você semeia, da Angie Thomas – o mesmo tema de “Kindred” mas dessa vez voltado para o público jovem adulto. Para você dar para os adolescentes da sua família já irem pensando no assunto, mas lê você também porque vale muito a pena (confesso que chorei mooooito).
  12. Simon vs a agenda Homo Sapiens, da Becky Albertalli – um livro light, divertido para jovens adultos, abordando a questão da sexualidade que agora é a bola da vez.

Espero que vocês deem de presente muitos livros nesse Natal! ❤

PS: Lá em cima coloquei a minha cartinha pro Papai Noel com alguns dos livros que eu quero ler em 2019. Vai que ele decide descer pela chaminé ;p

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s