Hoje o Cozinha Literária faz um ano! Gente, eu estou superfeliz com todo o retorno que o blog vem tendo; é muito bacana ver que as pessoas lêem e ficam animadas com os livros e as receitas 🙂 Como blogueira iniciante eu não tenho muita prática nas coisas internetsistícas, então para mim é tudo novo (as vezes um pouco difícil, as vezes divertido) e tenho aprendido muito com o blog e com as pessoas que ele trouxe. Então fica aqui o meu muito muito obrigada para cada um de vocês que lê, que comenta e experimenta, enfim para quem faz parte dessa pequena história que comecei por aqui.
Como não podia deixar de ser, eu vou postar aqui uma receita e um livro, mas dessa vez o quê conecta eles sou eu! (ô humildade! rsrs) Quero postar hoje um dos meus livros preferidos e também meu bolo de aniversário favorito. Hoje pode, né?
O livro de hoje é nada menos do que um clássico brasileiro, Capitães da Areia do Jorge Amado. Esse livro, gente, esse livro é tão emocionante, é uma pedrada no coração. Quem conseguir ler e dizer que não ficou com o coração apertado ganha um doce (mas é impossível a não ser que você seja um robô). A história de Pedro Bala, Dora e o Professor é um clássico por um motivo simples: foi escrito em 1937 mas continua sendo atual até hoje.
Nesse livro, Jorge Amado faz um milagre: ele começa o livro com o protagonista cometendo um ato horrível, que normalmente o leitor não perdoaria de jeito nenhum. Mas conforme a narrativa vai evoluindo, você entende melhor quem são esses personagens e o que faz com que cada um deles lute pelo dia seguinte. Eu me apaixonei pelos meninos perdidos que se chamam de Capitães da Areia, e até hoje, muitos anos depois, ainda penso nesse livro como um marco, pois me fez questionar muita coisa que antes eu não havia parado para pensar.
Eeee, a receita de hoje é o bolo delícia de cenoura com calda de chocolate! Eu amo, amo, amo essa combinação. Então segue aí!
Bolo de cenoura com calda de chocolate
Ingredientes:
Para o bolo:
- 3 cenouras
- 4 ovos
- 1 xícara de óleo de canola, milho ou girassol
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
Preparo:
- Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma redonda de 23 cm de diâmetro com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo.
- Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve.
- Lave e descasque as cenouras. Descarte a extremidade superior e corte as cenouras em rodelas.
- Quebre os ovos um a um, em uma tigela e coloque no copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea.
- Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo.
- Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.
Para a calda:
Ingredientes:
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1/3 de xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/3 de xícara de água
Preparo:
- Numa panela pequena junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame.
- Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de 4 minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.
- Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.
Parabéns!! Que venham muitos outros anos de blog (:
Com muitas resenhas e muitas receitas!
Beijos
CurtirCurtir
Parabéns!!!!!!!!!!! 🙂
CurtirCurtir
Carol fico tão feliz ou mais do que você . Sabe porque? Você sempre me surpreende e me emociona, parabéns pelo Níver do Blog e pela sua competência, Bj da sua admiradora e mãe
CurtirCurtir
Obrigada, gente! Estou muito feliz :)) Beijão para todos (um especial para você mãe!)
CurtirCurtir
Parabéns Carol e sucesso sempre.
CurtirCurtir
Obrigada, Dulce! 😊
CurtirCurtir
Carol parabéns! Sucesso!
CurtirCurtir