Projetos

salmao-web

Com o ano novo, todos pensamos em nossos desejos e sonhos para o ano que vem a seguir, quais os projetos que gostaríamos de realizar. Pensei que era apropriado então falar na primeira semana do ano em um livro que fala de desse assunto. Então, O Projeto Rosie é o livro dessa semana.

Nele, Graeme Simsion fala de projetos e vontades. E também da imprevisibilidade da vida. O que me encantou no livro foi justamente como o autor mostrou que, mesmo para a pessoa mais prática, a beleza da vida está no inesperado. Planos e projetos são necessários e prazerosos, mas com frequência os momentos expontâneos são os mais memoráveis. E também que certas coisas simplesmente não dá para planejar.

Na trama, Don, um professor de genética portador da síndrome de Asperger, decide que está na hora de casar. Para isso ele começa o que ele chama de “Projeto Esposa”, uma busca sistemática e totalmente racional pela parceira ideal. Enquanto nessa busca, ele conhece Rosie, uma mulher que ele considera completamente inadequada para a posição de esposa, mas apesar disso ele decide ajudá-la no que ele denomina “Projeto Pai”. E daí por diante vocês podem imaginar o quê acontece, ou melhor ler.

Uma das coisas que eu achei muito bacanas do livro foi entender um pouco mais sobre pessoas que sofrem da Síndrome de Asperger, uma condição que faz com que essas pessoas tenham dificuldade de entender expressões faciais e figuras de linguagem, entre outras coisas, mas que podem ser savants em outras areas. No livro, Don se torna um expert em genética, artes marciais e coquetéis, e também aprende a cozinhar bem pratos que fazem parte do seu dia-a-dia para ter um cardápio perfeitamente balanceado. Tudo de acordo com uma lógica impecável. Além disso, o livro é um dos poucos romances contados do ponto vista masculino, o que eu achei uma mudança bacana.

Eu, quando li o livro fiquei sonhando com uma bela lagosta, mas infelizmente não consegui arranjar nenhuma para fazer minha primeira experiência. Então, como não tem cão caça com gato, comprei uma bela peça de salmão e o resultado foi tão bom que entrou para o nosso rol de pratos favoritos. A lagosta fica de projeto para esse ano!

O Salmão do Dr Don Tilman (serve entre 4 e 6 pessoas)

Ingredientes

  • 1 kg de salmão
  • 2 cebolas roxas
  • ervas de provence
  • pimenta rosa
  • azeite e sal
  • papel alumínio

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno à 180 graus.
  2. Forre uma travessa grande, aonde o peixe caiba inteiro com o papel alumínio, deixando o bastante para “embalar” o peixe depois.
  3. Tempere o peixe com sal, azeite e as ervas de provence. Coloque na travessa.
  4. Corte as cebolas em rodelas finas e jogue por cima do peixe. Jogue a pimenta rosa por cima.
  5. Abaixe o peixe com o papel alumínio e coloque no forno. Deixe assar por volta de 30 minutos (pode ser um pouco mais ou até um pouco menos, depende da potência do forno, por isso preste atenção).
Anúncios

2 comentários sobre “Projetos

  1. Amei! ❤ O livro é uma coisa fofa da vida, daqueles bem gostosos de ler, que vc vai até lendo devagar para não acabar. E essa receita, Carol… Perfeita. Vou fazer e depois conto aqui!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s