Peixe fora d’água

peixe-web

Um dos melhores livros que eu li esse ano foi “The book of speculation”, da Erika Swyler. O livro conta as histórias de Simon e Amos em capítulos alternados. Os capítulos de Simon são escritos na primeira pessoa e no presente, enquanto os de Amos são escritos na terceira pessoa e no passado. Essa alternância dá ao livro uma dinâmica interessante e contribui para o crescente suspense da trama.

Simon vive sozinho na casa que foi dos seus pais, que fica na beira de um precipício. Sua irmã Enola saiu de casa há anos e vive uma vida nômade atuando como cartomante junto com uma trupe circense, o mesmo trabalho que a mãe deles exercia antes de casar. A situação da casa está deteriorando por falta de cuidados, que a situação financeira de Simon como bibliotecário não permite pagar. Um dia, Simon recebe pelo correio um livro ligado a sua avó: o livro é um tipo de livro-caixa de um circo. Simon fica intrigado com as revelações que faz através do livro e começa a pesquisar sobre sua família, cada vez de forma mais frenética quando descobre que as mulheres da sua família tendem a morrer jovens e na mesma data, o que o deixa preocupado com sua irmã Enola.

Já os capítulos de Amos contam a história desse mesmo circo do livro de Simon. Nele acompanhamos a trajetória de Amos, que é mudo, de um menino solitário, passa por aprendiz de cartomante com Madame Ryzhkova, até se apaixonar por Evangeline, a misteriosa sereia que se junta a trupe circense.

O livro é cheio de simbolismos e os personagens são escritos de maneira muito romântica. Eu confesso demorei um pouco para engrenar, mas a partir de certo momento não conseguia pensar em outra coisa senão a sina de Simon e sua irmã. É um livro bonito de ler.

Na narrativa, a mãe de Simon ensina ele e a irmã a segurar a respiração embaixo d’água durante longos períodos, até dez minutos (!), deixando claro a atração pela água existente na família: uma família que é meio peixe. Assim, o prato de hoje não poderia ser outro senão peixe! Essa receita é uma delícia, é fácil de fazer e ainda fica superbonita quando servida.

Linguado com limão siciliano (serve até 4 pessoas)

Ingredientes:

– Para o peixe:

  • 500g de filé linguado já limpo
  • 2 a 3 limões sicilianos
  • 1 cebola roxa cortada em rodelas
  • sal, azeite e pimenta do reino a gosto

– para o molho

  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 maço de endro
  • suco de meio limão siciliano
  • sal, azeite e pimenta

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 240º graus.
  2. Na travessa que você vai servir, espalhe as rodelas de cebola roxa no fundo.
  3. Então coloque por cima os filés de peixe e tempere cada com azeite, sal e pimenta. Se quiser espalhe também um pouco de endro por cima.
  4. Por cima do peixe coloque rodelas de limão siciliano, cobrindo toda a travessa.
  5. Asse durante 30 minutos.
  6. Para o molho, coloque o iogurte natural em um potinho de servir, adicione o suco de limão, o azeite, o sal, a pimenta e por último o endro. Misture bem e deixe na geladeira até o momento de servir.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Peixe fora d’água

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s