Gênios loucos

sorvete-web

Em “Cadê você, Bernadete?”, Maria Semple conta a história da família Fox, meio louca mas genial. O pai, Elgie, trabalha na Microsoft, a mãe, Bernadete, é uma arquiteta de renome e a filha, Bee, tem um futuro promissor. E eles também tem uma cachorrinha chamada Sorvete. Parte do livro é escrito através de e-mails, bilhetes, cartas e notas de um personagem para o outro, o que é uma ferramenta narrativa interessante, pois nos permite ver os diferentes pontos de vista dos personagens dentro da mesma história.

No livro, Bee e Bernadete são mãe e filha mas são também melhores amigas, parceiras no crime. As duas tem uma relação de cumplicidade muito bacana. Porém o relacionamento de Bernadete com a filha se torna uma muleta emocional, ela faz disse seu foco  para impedir que ela olhe mais atentamente para as coisas que ela negligencia na sua vida. Logo no começo do livro, vemos que Bernadete contratou uma assistente virtual a qual ela encarrega de resolver praticamente tudo do seu dia-a-dia. Seu marido é um workaholic que trabalha desenvolvendo projetos de inteligência artificial, e que ficou famoso por sua palestra TED (!) mas que está distante da família. Bernadete também vive em guerra com a sua vizinha, Audrey, que ela considera uma chata e que também a detesta por achar que Bernadete é metida.

O livro é sobre a jornada tortuosa de Bernadete para reencontrar ela mesma. Ela, que vive enclausurada em um trailer sem contato com pessoas que não sua família, de repente se vê forçada a encarar os seus medos quando a filha propõe uma viagem a Antártida, o que gera uma série de problemas. Então ela desaparece. E Bee fica tentando montar o quebra-cabeça do passado da mãe para conseguir encontra-la.

O que eu mais gostei em “Cadê você, Bernadete?” foi o tom leve mas inteligente. Esse é um livro divertido, que fala do relacionamento familiar de um jeito diferente. Aqui Bee descobre que ninguém é perfeito, nem mesmo a mãe dela. Mas que isso não é ruim, é simplesmente normal. Um momento pelo qual todos passamos. Só que Bee descobre quem sua mãe é na Antártica.

E porque grande parte do livro se passa em meio a icebergs, geleiras e pinguins, a receita de hoje não poderia ser outra senão sorvete! Essa receita de hoje é bem light, então ninguém precisa se sentir culpado e é legal para fazer várias e servir para os amigos e para crianças como opção de lanche ou sobremesa.

Sorbet para Bernadete Fox (em torno de 15 unidades)

Ingredientes:

  • 700g de morango (se for ôrganico melhor ainda)
  • 150g de iogurte grego light
  • 1/2 xícara de mel
  • Suco de um limão siciliano
  • Adoçante ou açúcar mascavo a gosto
  • Copinhos de café descartáveis
  • Colherzinhas descartáveis

Preparo:

  1. Lave e tire as folhas dos morangos. Pique rusticamente.
  2. Jogue os morangos em uma panela e deixe cozinhar por alguns minutos. Junte o mel e o suco de limão (e o açucar se for colocar). Misture bem.
  3. Deixe esfriar um pouco então jogue no liquidificador e adicione o iogurte. Bata até ficar homogêneo. Teste para ver se está bom e se necessário adicione açúcar/adoçante.
  4. Distribua os copinhos de café em uma travessa de vidro e encha-os, deixando um espaço no final.
  5. Coloque no congelador e depois de meia hora coloque as colherzinhas bem no meio de cada copinho. Retorne para a geladeira e deixe por mínimo três horas antes de servir.
  6. Na hora de servir, tirar do congelador com 15 minutos de antecedência.

PS: Aqui tem o link para uma palestra muito louca, mas genial do TED 😉

PS2: Esse post também está no blog do Cantão, quem quiser dar uma olhadinha lá, é só clicar aqui 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s