Cozinha Literária agora no blog do Cantão

Gente, uma novidade maravilhosa: agora o Cozinha Literária participa do blog da Cantão! Muito legal, né? Duas vezes por mês vai ter um post meu lá e eu estou super animada. Dêem um pulinho para conferir e aproveitem para ver os outros posts pra lá de bacanas que têm lá. O primeiro post do Cozinha Literária para o Cantão é sobre “As crônicas de gelo e fogo” do George R. R. Martin e está recheado! Aqui embaixo tem uma versão mais resumida 😉

gazpacho-ilust_web

 

Se você não está vivendo em uma caverna isolado do mundo, com certeza já ouviu falar dos livros dessa semana. “As crônicas do gelo e do fogo” de George R. R. Martin, que se transformaram em “Game of Thrones” (título do primeiro livro) da HBO, deve ser a série, tanto literária quanto filmográfica, de maior bafafá dos últimos tempos.

Eu li os primeiros quatro livros antes da HBO transformá-los em série, um pouco antes só. E como a maioria dos nerds de carteirinha, fiquei viciada. “As crônicas do gelo e do fogo” é uma saga de fantasia, mas o pano de fundo lembra bastante nossa época medieval. Quando li o primeiro livro, fiquei chocada com os personagens e com a construção do mundo que o autor conseguiu realizar: Westeros é tão bem descrito, suas tradições, passado e conflitos, são delineados de forma tão detalhada e complexa que é quase inacreditável. E essa sensação de perplexidade com o trabalho do autor só fez aumentar com cada livro. Aqui tem um video explicando bem explicadinho para quem ficou curioso.

Nos livros acompanhamos a trajetória de vários personagens, da família Stark (os mocinhos), Lannister (vilões), Tyrell (oportunistas), Baratheon (doidos), Greyjoy (mais doidos), Arryn (bizarramente doidos), Tully (pasmaceira), Martell (sensualizantes) e Targaryen (dragões!), disputa por quem governará os Sete Reinos e sentará no trono de ferro de Westeros. No ínicio, Robert Baratheon, o rei, casado com Cersei Lannister, a rainha má, má, má, vai até Winterfell, aonde vivem os Stark, para que Robert convença seu amigo de infância Ned Stark a ser a Mão do Rei, uma posição invejável na política dos sete reinos. Baratheon também tem a intenção de unir a sua linhagem com a dos Stark, casando seu filho e herdeiro Joffrey com Sansa, a filha mais velha dos Stark. Depois de Robert insistir, os Stark se mudam para a capital e aí começam todos os problemas, que em breve envolve toda Westeros em guerra.

A receita de hoje é inspirada na fome de matança de George e sua caneta sanguinária. Por causa do Casamento Vermelho, um episódio marcante da saga, pensei logo em um Gazpacho. Vermelho como sangue, mas servido frio como a vingança!

gazpacho_03

Gazpacho para o Sr. George R. R. Martin (serve de 3 a 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 4 a 5 tomates grandes
  • 3/4 de pepino
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 4 dentes de alho
  • 3 pães franceses amanhecidos
  • sal e azeite a gosto

Preparo:

  1. Tire os miolos dos pães e coloque em uma combuca com 100ml de água. Jogue fora a casca.
  2. Faça um pequeno corte com a ponta da faca na parte dos tomates.
  3. Ferva uma leiteira inteira de água. Coloque os tomates em uma vasilha funda e jogue a água fervente sobre eles. Deixe por um minutos os tomates submersos na água quente e depois escorra e separe.
  4. Tire as sementes do pimentão e pique grosseiramente. Reserve.
  5. Descasque o pepino o alho e corte grosseiramente. Reserve.
  6. Tire a casca dos tomates. Vai sair super fácil por causa da escaldada anterior. Corte-os de qualquer jeito.
  7. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e azeite. (Não botei pimenta porque já leva pimentão e alho).
  8. Pode servir de entradinha com um pouco de manjericão, nozes ou até um queijinho de cabra.
Anúncios

Um comentário sobre “Cozinha Literária agora no blog do Cantão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s