Escolhas

pipoca-web

O livro de hoje é um livro diferente dos que eu normalmente falo aqui, “O mundo pós-aniversário” de Lionel Shriver. Vou ser bem honesta, eu não amei esse livro. Peguei ele para ler e parei logo no começo. Só voltei a ler depois de uma amiga recomendar muito. Enfim, devo dizer que esse livro não é um livro apaixonante, pelo menos não na minha opinião. Mas é um livro interessante e com uma premissa excelente, só que para mim demorou um pouco para engrenar.

No livro, Irina é uma ilustradora de livros infantis em uma relação estável com Lawrence, um cientista político e os dois são americanos radicados em Londres. Ela trabalha em parceria com uma autora britânica, Jude, que é casada com um famoso jogador de sinuca, Ramsay. Logo os dois casais estabelecem uma rotina de jantarem juntos no aniversário de Ramsay. Tradição que eles mantém com Ramsay, mesmo após ele e Jude se divorciarem. Em um ano, Ramsay e Irina acabam celebrando sozinhos e, neste evento, Irina se vê com uma escolha para fazer: se manter fiel em um relacionamento que já não a satisfaz ou rolar os dados e buscar uma vida diferente com um homem que é o oposto do seu namorado.

E a partir desse ponto, o livro se divide em dois. Passamos a acompanhar a vida de Irina nas duas situações: se ela tivesse escolhido Ramsay ou Lawrence. O legal do livro é que fica claro que não existe uma escolha certa (inclusive a autora é até bem didática com relação a isso) mas sim escolhas diversas. Lionel Shriver conta através de Irina uma história cheia de nuances, que fala bastante de como nossos relacionamentos podem afetar nossa visão de quem nós somos. A autora, de forma inteligente, não fala de escolhas a la “O Efeito Borboleta”, mas mostrando as pequenas diferenças também, e, principalmente, analisando como Irina mesmo muda internamente em função da escolha de parceiro. Eu, que tive dificuldade de me fixar nesse livro no começo, fiquei grudada nele no final.

No livro, Irina adora cozinhar e é ligeiramente obcecada por temperos e pipoca. Por isso resolvi compartilhar aqui duas receitas de pipoca lá do Panelinha, que simbolizam as duas escolhas que Irina poderia fazer. E você, qual você escolhe?

Pipoca Lawrence (com curry e parmesão)

Ingredientes

  • 1/2 xícara de chá de milho para pipoca
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 colher de chá de coentro em pó
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado fino

Preparo:

  1. Numa panela funda coloque o milho de pipoca e o óleo, mexa e tampe. Leve ao fogo médio e deixe estourar, mexendo a panela de vez em quando, segurando no cabo e na tampa fechada, para que o milho não queime.
  2. Quando o intervalo entre um estouro e outro for maior do que 2 segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha.
  3. Numa tigela de vidro, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas apenas para derreter. Retire do aparelho e junte o curry, o coentro, o sal e a pimenta e misture.
  4. Despeje a manteiga temperada sobre a pipoca estourada, junte o queijo parmesão ralado e mexa bem para misturar tudo uniformemente. Ajuste o sal se necessário. Sirva imediatamente.

Pipoca Ramsay (com açúcar mascavo e cardamomo)

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de milho para pipoca
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 bagas de cardamomo
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 pitada de sal

Preparo:

  1. Numa panela funda coloque o milho de pipoca e o óleo, mexa e tampe. Leve ao fogo médio e deixe estourar, mexendo a panela de vez em quando, segurando no cabo e na tampa fechada, para que o milho não queime.
  2. Quando o intervalo entre um estouro e outro for maior do que 2 segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha.
  3. Numa tábua, use uma faca de legumes para cortar, com cuidado, as pontas da baga de cardamomo, em seguida abra ao meio e raspe as sementes. Transfira as sementes para um pilão e macere; se preferir, pique fino com a faca.
  4. Numa panela pequena, junte a manteiga, o açúcar mascavo, a canela e as sementes de cardamomo. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até todo o açúcar e a manteiga derreterem, formando uma calda.
  5. Despeje a calda sobre a pipoca estourada e mexa bem para misturar tudo uniformemente. Tempere com sal e sirva imediatamente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s