As lentilhas do Inspetor Espinosa

pavao_web03

Hoje o livro é um clássico nacional, “O silêncio da chuva”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. Esse livro apresenta o personagem do Inspetor Espinosa, um investigador peculiar que trabalha na 1ª DP e mora sozinho no Bairro Peixoto, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

No livro, Espinosa investiga a morte de Ricardo Carvalho, um conhecido empresário encontrado morto no seu carro dentro de um edifício-garagem no centro do Rio. No decorrer da investigação, Espinosa encontra Bia, a viúva, Júlio, um professor, Alba, dona de academia e Rose, a secretária do morto. As conexões são complexas e o clima noir é maravilhosamente bem construído. Se você gosta de suspense, vai curtir com certeza. Eu me lembro que eu não consegui dormir antes de terminar, simplesmente não podia não ler a próxima página, o próximo capítulo. Acho que isso vai acontecer com você também. Então não comece a ler se estiver com um monte de coisas para fazer (conselho de amigo).

Eu sou tão fã do Inspetor Espinosa, que todas as vezes que eu passo perto do bairro Peixoto ou Copacabana, já imagino ele andando por ali, cabeça fervilhando tentando destrinchar mais um mistério. O que me fascina nos livros do Garcia-Roza é como cada personagem é cheio de camadas, existe um cuidado e um entendimento da natureza humana que deve vir da sua formação em psicologia. Eu adoro as idiossincracias que formam Espinosa (que depois se torna delegado), sua estante de livros que é feita de livros, seu relacionamento com Irene, suas rotinas gastrônomicas, que incluem lasanha congelada, jantares na Trattoria e idas frequentes ao restaurante árabe na galeria Menescal. Também adoro o detetive Welber, parceirão do Espinosa, como vocês vão ver.

Depois de ler esse primeiro, você já era! Vai ter que ler o resto: “Vento Sudoeste”, “Uma janela em Copacabana”, “Céu de Origamis”… De certa forma, fico até com inveja de quem vai ler esses livros pela primeira vez; são todos tão bons! Mas é uma inveja boa, tá?

As idas de Espinosa ao árabe de Copa, inspiraram a receita de hoje. Uma receita tão molezinha que nem o Espinosa ia ficar com preguiça: salada de lentilha. Essa salada é um curinga, fica pronta rápido e é bem fácil de fazer. Eu gosto de ter os ingredientes para ela em casa, porque se um dia não tiver plano A, o plano B já tá na mão. Sem mistérios (mas com trocadilho! rsrs).

Salada de Lentilhas para o Inspetor Espinosa (serve 6 pessoas)

Ingredientes:

  • 2 xícaras de lentilha
  • 1,5 litros de água
  • 150g de nozes pecan assadas
  • 75g de presunto de parma ou lombinho defumado
  • 1 cebola roxa ou pérola grande (eu prefiro com a roxa, mas é pessoal)
  • 1/2 xícara de salsinha
  • 1/2 xícara de hortelã fresca
  • vinagre de vinho branco
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavo
  • azeite, sal e pimenta do reino

Preparo:

  1. Coloque a lentilha e a água em uma panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo e escorra bem em uma peneira.
  2. Enquanto as lentilhas cozinham, descasque a cebola e corte em rodelas. Refogue em uma frigideira com azeite, sal e pimenta. Reserve.
  3. Pique as nozes, a salsinha e a hortelã. Reserve também.
  4. Corte o presunto de parma em partes menores, mas não muito pequenas.
  5. Pegue a travessa em que você irá servir e coloque as lentilhas ainda mornas. Adicione o vinagre, o açúcar e tempere com azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem.
  6. Adicione as cebolas, o presunto, as nozes e por último a salsinha e a hortelã. Misture bem.

Pronto! Se você quiser servir como opção vegetariana é só não colocar o presunto, fica bom também 😉

PS: A ilustração de hoje é uma estampinha de pavão, misterioso como o livro (rsrs). Resolvi mudar um pouco. Gostaram?

Anúncios

2 comentários sobre “As lentilhas do Inspetor Espinosa

  1. Deu uma vontade enorme de ler o livro depois do seu post, Carol. A forma como você escreve, tão encantada pelas histórias que conta, é muito contagiante. Já coloquei lá na minha (gigantesca) lista de ‘quero ler’.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s