Os cogumelos do Dr. Oliver Sacks

cogumelos-web

Quando eu estava na faculdade, uma professora deu para a turma ler um capítulo de um livro do Oliver Sacks, que se chamava “O caso do pintor daltônico”. Eu me lembro que aquilo teve um impacto enorme sobre mim, sobre a minha maneira de pensar sobre visão de mundo e como em geral nós achamos que todos estamos vendo a mesma coisa, quando na verdade ninguém nunca está vendo exatamente a mesma coisa (mind blown!). Na época tentei comprar o livro dele, mas não achei. Fiquei #chateada, como vocês podem imaginar, mas depois de algumas semanas (tá, dias, primeiro período da faculdade e tal. Não julguem.) acabei esquecendo do incrível Dr. Sacks.

Então, em uma viagem pela Califórnia, dei de cara com um livro dele, o “Hallucinations” (tradução dificílima by me: “Alucinações”) e comprei na mesma hora. Era pra ser e essas coisas. Mas antes de falar do livro, deixa eu falar do autor primeiro. O Dr. Oliver Sacks é médico e um estudioso do cerébro humano. Ele já escreveu vários livros e até participou do TED talks. Enfim, ele é um senhor pra lá de inteligente e eu estou no processo de adquirir mais livros da sua autoria.

Voltando ao livro da vez, em “Alucinações“, o Dr. Sacks escreve sobre pessoas que tem alucinações de diferentes tipos, auditórias, visuais, as duas ao mesmo tempo. Algumas pessoas vêem filmes mudos inteiros cheios de detalhes, outras simplemesmente ouvem um zumbido constante. Uma das minhas favoritas era a velhinha que via um baile vitoriano todo dia no final da tarde -pelo menos o dia-a-dia dela passou a ter uma festa por dia. O livro fala sobre como nosso cérebro é imprevisível, como nós ainda entendemos pouco nós mesmos. Eu fiquei fascinada por todas as possibilidades que existem dentro de nós mesmos, e que ás vezes podem aflorar sem nosso desejo ou permissão. Se por um lado isso é assustador, também é um pouco libertador.

E, já que o tema é alucinações, o prato de hoje não podia deixar de ser assim… alucinógeno: cogumelos! Aqui em casa a gente adora um cogumelo, é delicioso e pode até dar onda! Quem sabe dia desses eu vejo um bailinho igual a senhorinha do livro? rsrs

Sanduíche para o Sr. Dr. Oliver Sacks (serve de 2 a 4 pessoas) -adaptado do livro Jamie Viaja… do Jamie Oliver

Ingredientes:

  • 4 ciabatas pequenas ou 2 bisnagas de pão italiano (é importante ser um pão com uma casca grossinha, senão ele vai ficar molengo e vazar todo o recheio)
  • 350g de cogumelo paris ou chanterelle
  • 1 maço de salsinha picada
  • 30g de manteiga
  • 1 cebola roxa pequena cortada em rodelas finas
  • 150ml de creme de leite fresco
  • 1 limão siciliano
  • azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

  1. Esquente o pão no forno e mantenha morno até a hora de servir.
  2. Lave bem os cogumelos, eles em geral tem umas sujeiras que grudam neles e é bom lavar com cuidado, um por um. Depois fatie os cogumelos em fatias grossinhas.
  3. Ponha a manteiga em uma frigideira grande, já quente, e quando esta estiver derretendo adicione o azeite, e em seguida a cebola. Coloque então os cogumelos e tempere com sal e pimenta. Mexa bem. Deixe no fogo por 8 minutos ou até a cebola ficar macia e os cogumelos começarem a caramelizar.
  4. Junte a salsinha e o creme de leite. Mexa por mais um minuto, até o creme começar a ferver.
  5. Baixe o fogo e deixe mais um minuto, então tire a panela do fogão. Acrescente o suco do limão siciliano, prove e, se necessário, ajuste o tempero de sal e pimenta.
  6. Sirva dentro do pão quentinho que fica maravilhoso!

PS: Vocês assistem TED? Eu ando meio viciada agora que tem no Netflix. Tem uma palestra melhor que a outra! Essa aqui que a minha irmã me mandou é maravilhosa. Vale a pena 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Os cogumelos do Dr. Oliver Sacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s