Piscou, tá pronto

cuscuz-veloz-web

Você já leu um livro que a cada capítulo você ficasse pensando “como assim?”,”sério?” ou “que interesante!” e que estimulasse você a pensar as coisas em perspectivas completamente novas? Isso aconteceu comigo quando eu li os livros do Malcom Gladwell. Os livros dele são best sellers, logo eu não devo ser a única que se sente assim. O primeiro livro dele que eu li se chama Blink e a cada vinte minutos eu ficava chocada com as minhas (dele) novas descobertas. O senhor Gladwell tem o poder de escrever livros tão interessantes e cheios de sacadas que fazem com que você se sinta mais inteligente. Não é incrível?

No Blink, ele fala do poder que o nosso cérebro tem de tomar decisões e processar informações com tal rapidez que nós mesmos não entendemos. Um caso após o outro, o livro vai mostrando o quanto nós sabemos instintivamente, e quão pouco nós sabemos sobre nosso próprio processo de tomada de decisões. É muito, muito interessante (se você falar sozinho não é estranho, tá?). E muito maneiro. E rende assunto a beça. Na época que eu estava lendo o Blink, várias vezes eu começava um conversa com “você sabia que…”. Enfim, os livros são tão deliciosos que acabam num instante, dá até vontade de economizar um pouco.

E para você comer no clima Blink, segue aí uma receitinha que também mudou minha vida. Cuscuz marroquino. É uma delícia, é saudável, e fica pronto num instante. Ah, essa receita tem uma história: na primeira vez que eu tentei fazer cuscuz em casa ficou, assim… incomível. Unidos venceremos não chegava nem perto, virou uma massa cimentesca amarela que nem o Hulk separaria. Eu quase chorei quando tive que jogar tudo fora (#fail). Não conseguia entender o quê tinha acontecido, eu tinha seguido direitinho as instruções no pacotinho. NÃO SIGA AS INSTRUÇÕES DO PACOTINHO. É UMA ARMADILHA.

Com esse fracasso retumbante, eu, brasileira, daquelas que não desistem nunca, busquei novas informações em locais de confiança (minha sogra) que me disseram que no site Panelinha tinha uma receita que ensinava e que ficava ótimo. E era tudo verdade. E ainda me apresentou a Rita do Panelinha, que hoje em dia eu sou fã (tenho todos os livros). No site tem várias receitas de cuscuz (essa aqui é a minha preferida de lá), mas com o tempo fomos desenvolvendo uma nossa. Uma que é rápida, certeira e deliciosa. Dá um novo significado para fast food, não?

Cuscuz Veloz (serve de 2 a 4 pessoas)

Ingredientes:

  • 1 xícara de cuscuz marroquino
  • 1 xícara de água
  • 5 colheres de sopa de azeite ( mais ou menos, é muito do seu gosto)
  • 1 cebola roxa média
  • 3 dentes de alho
  • 1 caixa de tomatinhos cereja
  • 100g de amendoim torrado e salgado
  • 1/2 xícara de uvas passas pretas
  • um punhado cheio de salsinha picada
  • raspas de 1 limão
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 150g de frango desfiado (opcional)

Preparo:

  1. Ferva a àgua.
  2. Coloque o cuscuz em uma tigela refratária e então adicione a água quente. Tampe e deixe o cuscuz hidratar por 5 minutos.
  3. Acrescente 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta do reino e misture bem.
  4. Pique a cebola e o alho (eu sempre corto em fatias finas) e coloque para refogar no azeite (eu prefiro colocar a cebola primeiro) em uma frigideira anti-aderente grande. Quando a cebola estiver mais translúcida, adicione o frango desfiado e tempere com sal e pimenta.
  5. Retire o refogado e adicione ao cuscuz. Misture bem.
  6. Na tigela que você vai servir, adicione o resto dos ingredientes (por último as raspas de limão, que dão um toque chique, bem) e misture bem.

Acabou. Viu só como é rápidinho? Igual piscar o olho. 😉

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s